segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Violência física é muito mais do que se pensa

Empurrar, socar, agredir com tapas, morder, chutar, estrangular, queimar e cortar são, com certeza, os atos de violência física mais nítidos. Mas as pessoas devem saber que há muito mais do que isso.
A definição é de que a violência física ocorre quando alguém está em relação de poder diante de outra pessoa e causa ou tenta causar dano não acidental a esta. Atente-se para o detalhe: causa ou tenta causar dano não acidental.

Para isso esse alguém usa da força física ou de algum tipo de arma que pode provocar, ou não, lesões externas, internas ou ambas. O portal da Universidade Federal do Rio de Janeiro acrescenta que há concepções mais recentes que considera inclusive o castigo repetido, não severo, como violência física.

Assim, além dos atos acima descritos, são caracaterizados como violência física: lesões por armas ou objetos; obrigar a tomar medicamentos desnecessários ou inadequados, álcool, drogas ou outras substâncias, inclusive alimentos.

Consideram-se também: tirar de casa à força; amarrar; arrastar; arrancar a roupa; abandonar em lugares desconhecidos; causar danos à integridade corporal por negligência (omissão de cuidados e proteção contra agravos evitáveis, tais como situações de perigo, doenças, gravidez, alimentação, higiene e outros).

Informações extraídas de: Ministério da Saúde. Violência Intrafamliar: orientações para a Prática em Serviço. Brasília DF: Ministério da Saúde 2002.

Confira também em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: