quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Saiba o que caracteriza a violência psicológica

O insulto, quando constante, é uma forma de violência psicológica. Insultar significa, a grosso modo, atacar com palavras, agir com modos ofensivos; ultrajar, afrontar, ofender. Classificar de ignorante, idiota, gorda ou gordo, baixinha ou baixinho, chinês, pobre, feia ou feio são insultos. Alguns destes adjetivos caracerizam, além da violência psicológica, discriminação e preconceito.
Mas muitas outras formas de violência psicológica tão ou mais nocivas: a humilhação, a desvalorização, a chantagem, o isolamento de amigos e familiares, a ridicularização, o rechaço (fazer retroceder opondo resistência, repelir, rebater, interromper com palavra ou gesto repentino), a manipulação afetiva, a exploração, a negligência (ato de omissão a cuidados e proteção contra agravos evitáveis como situações de perigo, doenças, gravidez, alimentação, higiene e outros).
Mais ainda: as ameaças, a privação arbitrária da liberdade, que é o impedimento de trabalhar, estudar, cuidar da aparência pessoal, gerenciar o próprio dinheiro, brincar e assim por diante. O confinamento doméstico também configura violência psicológica, assim como as críticas pelo desempenho sexual, a omissão de carinho e também negar atenção e supervisão.
Sobre a manipulação afetiva que mencionamos acima, encontramos em página da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que ela é sutil e complexa, “pois faz uso de processos inconscientes ou semi-conscientes onde o afeto e o sentimento predominam”. Diz ainda que entre as principais técnicas psicológicas empregadas na manipulação afetiva, estão a imitação, a sugestão, a persuasão, a pressão moral, a percepção subliminar, a reflexão, e os reflexos condicionados.
A violência psicológica, enfim, é aquela que procura afetar a vítima reduzindo ou eliminando a auto-estima.
Material citado pelos autores: Ministério da Saúde. Violência Intrafamiliar: orientações para a Prática em Serviço. Brasília DF - Ministério da Saúde; 2002.
Leia mais em:
http://www.ess.ufrj.br/prevencaoviolenciasexual/index.php/tipos-de-violencia-cometida-contra-a-mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: