terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pereirão já inspira homem no anúncio de serviços

Criatividade. Esta é a palavra certa. Na internet, um profissional anuncia seus serviços com o anúncio: “Sou melhor que o Pereirão da novela”. E acrescenta ter 30 anos de experiência naquele tipo de faz de tudo mostrado na televisão pela personagem Griselda, interpretada pela atriz Lília Cabral.

Verdade, trata-se de uma novela. E por mais que estas produções tentem tratar a realidade como ela é, distorções viciosas aparecem no remelexo dos roteiros e dos enredos. Ás vezes causas banais interferem em mudanças sugeridas – ou determinadas – pela direção da emissora ou por iniciativa dos próprios autores, que baseiam as continuidades de acordo com a reação do telespectador.

O problema é que algumas das mexidas são desastrosas, pois tiram do foco uma verdade. As fantasias, em determinadas circunstâncias, são mais apreciadas pelo público. Por isso quando alguém é mau em uma novela esta personagem é trabalhada como extrema e incansavelmente má. Se há um bobo da corte, este é obrigado a interpretar o seu papel como um incorrigível babaca. E assim vai...

Novela é assim mesmo. A idéia dos produtores é de que ninguém se espelha no que é simples ou ruim. O telespectador quer riqueza, sofisticação, ruindade extrema, babaquice às tampas e, sobretudo, beleza. Tanto feminina quanto masculina. Confira que as mães das novelas são mais atraentes e sensuais que as próprias filhas, pois a intenção é mostrar aquilo que queremos ser. Jamais aquilo que somos, pois isso não dá Ibope.

Pereirão é o contrário. Tão diferente do comum que já está fazendo os homens que trabalham como maridos de aluguel se valerem dela para anunciarem seus serviços. Pereirão não é aquilo que queremos ser. Pereirão é aquilo que somos. Fique claro que o nome profissional adotado pela Griselda é também um apelo comercial, mas esconde uma discriminação à mulher. Quem contrataria os serviços de Pereirão para consertar o encanamento de casa se soubesse que ela é uma mulher?

Pois é. Pereirão é também aquilo que somos porque existem, Brasil afora, muitas mulheres que arregaçam as mangas para tirar o sustento de casa. Há anos já temos as motoristas de pesados ônibus e caminhões. As taxistas que correm risco. As mecânicas, as carpinteiras, as pedreiras e assim por diante. Pereirão, portanto, não é uma personagem criada para influenciar a mulher brasileira. Pereirão é o Brasil.

Por Walter Ogama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: