quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Nada se vê da bossa nova ao sertanejo de agora

Gosto não se discute. Isso é muito verdade. Mas cada pessoa tem o direito de gostar ou não gostar disso ou aquilo.

Vamos aproveitar que hoje, 25 de janeiro, é o Dia Nacional da Bossa Nova. Já ouviu falar disso, mano?
Na verdade, o termo bossa, na música brasileira, surgiu de um meio mais popular do que a bossa nova propriamente dita. Quem usou a palavra pela primeira vez em uma de suas composições foi Noel Rosa, nos anos de 1930, com o samba Coisas Novas. Um trechinho: “O samba, a prontidão / e outras bossas / são nossas coisas...”

Em seguida, deram o nome de bossa nova para o samba de breque, aquela paradinha improvisada que se dá no meio da música para falar alguma coisa. Então, de fato, bossa nova é de origem popular.

Mas só depois que a elite tomou o termo para si é que a bossa nova, como uma variação da música, tornou-se mais conhecida. E reforçamos: a música bossa nova saiu de um meio muito elitizado. Na verdade, a iniciativa de cantar bossa nova foi de um grupo de músicos da classe média carioca em um apartamento da zona sul. A difusão passou a ser mais forte a partir de apresentações em faculdades, onde a predominância era de pessoas da elite.

Ainda assim a bossa nova chegou a um público variado. Quem é que não se lembra da Nara Leão? Ela participava daquele grupo de músicos da classe média carioca, mas com seus shows e seus discos de vinil permitiu que muitos brasileiros tivessem acesso ao recado que ela dava cantando.

E a bossa nova também permitiu que outros gêneros e estilos musicais crescessem. A tropicália, por exemplo, surgiu com o desafio de mostrar que se podia fazer música de outro jeito, para ouvidos que pediam novidades. E Gilberto Gil desafiou muito bem, popularizando-se com a música Domingo no Parque, que é uma crônica inspirada e criativa de um cotidiano.

Depois vieram os Mutantes, também desafiando. E faz tempo, gente! Faz muito tempo depois dessas gerações que nada de novo aparece nesse universo musical brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: