A Gazeta do Povo traz um sua edição desta segunda-feira, dia 23 de janeiro de 2012, reportagem na página 15, Vida Pública, sobre vereadores e dinheiro público. O assunto é tratado na abertura da página na coluna Coro da Multidão. O título: “Para que serve o dinheiro público das câmaras municipais?”
No texto o articulista refere-se à matéria anterior produzida pelo jornalista Carlos Ohara, do próprio jornal, com o título “A farra das diárias engorda os salários dos vereadores”, que mostra indícios de fraude em reembolso de viagens nos legislativos dos municípios paranaenses. “Em 24 municípios de pequeno e médio porte, os parlamentares gastaram cerca de R$ 3,5 milhões com diárias de viagem. Em algumas cidades, os gastos com viagens se igualavam às despesas com salários. Em quatro municípios – Quatro Barras, Guaratuba, São Miguel do Iguaçu e Matinhos -, os vereadores receberam depósitos mensais de valores semelhante, o que poderia indicar uma forma de ocultar aumento de remuneração”.
Abaixo da dobra da página a continuidade da reportagem de Carlos Ohara trata de cursos que facilitariam o mau uso de diárias. Faz referência à empresas privadas que se sustentam com cursos para os legisladores. E cita o caso da Eleger, com sede em Curitiba, que forneceu um endereço no bairro Orleans, onde os moradores garantem que nunca funcionou uma escola.
Este ano é o do aperfeiçoamento da democracia. Já falamos disso em postagens anteriores. É a grande chance da virada. Será que teremos a quantidade suficiente de candidatos íntegros? Ou a culpa por tanta gente de má fé na política é nossa mesmo, por abrirmos mão dos nossos direitos? Temos que ficar de olho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE: