quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Evasão no ensino médio revela omissão do Estado

Sim, temos um problema! A solução cabe ao Estado, mas sem o nosso grito as providências são mais demoradas e correm o risco, neste ano eleitoral, de serem jogadas para não se sabe quando. Aliás, o ideal seria que o problema não existisse. Mas só poderíamos gozar de tal situação de conforto se tivéssemos um Estado capaz e bem intencionado com a sua população.

Não é assim que acontece. E o problema é sério. Na edição desta quarta-feira, dia 11 de janeiro de 2012, a Folha de Londrina traz na página 6, de Geral, a reportagem com o título “Pesquisa aponta evasão de 45,5% no Paraná”. A linha fina diz: “Levantamento do IPEA mostra que Estado não mantém frequência de alunos do Ensino Fundamental no Ensino Médio”.

Pois é. A reportagem merece capa da edição, como manchete. Assinada pelo jornalista Vitor Ogawa, informa que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou na terça-feira, dia 10 de janeiro, o resultado do levantamento que é feito com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um trecho da reportagem: “Entre os alunos de 6 a 14 anos no Ensino Fundamental a frequência registrada foi de 92,8%, mas esse índice cai para 54,5% quando são analisados dados relacionados ao Ensino Médio”.
A matéria inclui o depoimento de uma especialista, a professora de pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, Adriana Regina de Jesus. Ela é diretora do Colégio de Aplicação da UEL e doutora em educação. Em resumo, a especialista diz que as escola de ensino médio já não atendem mais as necessidades dos alunos de ensino médio, principalmente em relação à tecnologia.

Enfim, esse é um papel do Estado a ser cumprido com dinheiro do contribuinte. Prover a educação de tecnologia e acesso a ela, sobretudo em relação aos professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino, estes que ficam na frente de carroças tentando ligar computadores e acessar a internet. 

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