terça-feira, 25 de outubro de 2011

Poesia em mensagem de consciência e despertar

Há poetas, poetisas e rabiscadores. Nem tudo o que fazem é uma obra prima. Mas há produções que se sobressaem na época do lançamento e se eternizam. Como “Canção Amiga”, uma criação do grande Carlos Drummond de Andrade:

“Eu preparo uma canção / em que minha mãe se reconheça / todas as mães se reconheçam / e que fale como dois olhos / Caminho por uma rua / que passa em muito países / Se não me vêem, eu vejo / e saúdo velhos amigos / Eu distribuo um segredo / como quem ama ou sorri / No jeito mais natural / dois carinhos se procuram / Minha vida, nossas vidas / formam um só diamante / aprendi novas palavras / e tornei outras mais belas / Eu preparo uma canção / que faça acordar os homens / e adormecer as crianças”.

Carlos Drummond de Andrade é um mineiro de Itabira, onde nasceu no dia 31 de outubro de 1902. Entre 1988 e 1990, a reprodução do rosto deste poeta estampou as nota de cinqüenta cruzados novos.

Quando criou o poema “Canção Amiga”, a intenção do autor era aquela expressa nas três últimas linhas, que por ter força e beleza vamos repetir com a certeza de que não há exagero: “...eu preparo uma canção / que faça acordar os homens / e adormecer as crianças...”

Outro trecho que destacamos é o de abertura. Vejam que nele o poeta invoca a presença das mães na interpretação da sua mensagem. Algo como uma interatividade, do tipo: quero que vocês, mães, entendam: “...eu preparo uma canção / em que minha mãe se reconheça / todas as mães se reconheçam...”

E quando Drummond diz, “...e que fale como dois olhos...”, ele se refere a mensagem de quem enxerga e transmite por versos, com a pretensão de inserir a pessoa que lê o seu poema naquilo que ele quer tanto que elas entendam.

“Canção Amiga” ganhou versão musical em 1978, pelo cantor e compositor também mineiro Milton Nascimento. Não é um poema que fala de amor, coração partido, dor do coração, batida do cotovelo na quina da mesa e outros desamores. É um poema que fala da vida como algo precioso que deve ser cotidianamente cultivado.

“Canção Amiga” é o que este blog oferece hoje a seus leitores, porque a arte é uma forma de nos enriquecer com sentimentos que serão importantes para as nossas batalhas diárias em defesa do nosso pão de cada dia, em casa, e por nossos direitos e a manutenção das nossas conquistas, quando partilhamos com a nossa comunidade as nossas tarefas pelo bem de todos.

É a nossa homenagem por este 25 de outubro, Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: