quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Rosa para valorizar a prevenção ao câncer de mama


O outubro é rosa. Pouco menos de dez anos após este movimento internacional chegar ao Brasil, a cor e a luz chegam a praticamente todos os cantos do país. Pode-se avaliar que o chamamento para a consciência agora é uma marca de conscientização para a prevenção ao câncer de mama.

A entrada no Brasil do movimento foi de forma peculiar. No dia 2 de outubro de 2002 o Mousoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa. Era de se estranhar, pois naquela data comemorava-se os 70 anos da Revolução Constitucionalista. A estranheza durou pouco e foi substituída pela certeza das pessoas que ali havia uma causa justa.

A iniciativa foi de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que tiveram o apoio de uma indústria de cosméticos. Outra grande manifestação foi a iluminação rosa da Fortaleza da Barra anos depois, em 2008, pelo Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama. A decoração foi feita em duas ocasiões, no Dia das Mães e no Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama, data instituída no Estado de São Paulo para o terceiro domingo de maio.

Posteriormente até o maior símbolo do Brasil, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi símbolo do Outubro Rosa com a cor iluminando a estátua. No Paraná, a maioria dos municípios mostra a cor rosa em algum local público.

Este movimento de prevenção ao câncer de mama surgiu nos Estados Unidos. O laço rosa que simboliza a campanha preventiva foi criado pela Fundação Susan  G. Komen for the Cure, para ser entregue aos participantes da 1ª Corrida pela Cura realizada no ano de 1990, em Nova York.

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