Sorrateiros. Assim podem ser classificados os vereadores de Londrina. Às vésperas do Natal eles legislam para si próprios. Votam em sessão extraordinária um aumento de 109% nos salários que serão pagos a estes representantes do povo na próxima legislatura, a partir de janeiro de 2013.
É verdade, o novo valor, que deve chegar aos R$ 12 mil por mês, não é para os atuais vereadores. Mas ainda assim os nossos homens públicos legislam em causa própria. Além do mais, muitos tentarão a reeleição. Cabe mencionar que o salário atual é de R$ 5,7 mil por mês. O valor proposto é mais que o dobro.
E aqui perguntamos: o espírito natalino perdoa? Parece que os vereadores londrinenses apostaram nisso. O certo é que as pessoas estão atarefadas, pois o apelo comercial do Natal faz os trabalhadores esqueceram um pouco das questões espiriturais, sentimentais e políticas.
Jornada prolongada de trabalho e o estresse provocado pelas compras de última hora realmente desviam atenções inclusive de problemas pontuais. No entanto, o que os senhores edis devem levar em consideração é que se agora, no meio do borburinho, a repercussão popular será menor, muito em breve, na época em que os londrinenses estiveram pagando o IPTU, o IPVA e a conta do material escolar, o assunto será retomado.
Outra aposta que os chamados homens públicos fazem, principalmente aqueles que tornam a política uma atividade econômica promissora, é de que a memória do eleitor é fraca. E até as próximas eleições, em outubro de 2012, ninguém estará questionando quais são os vereadores da atual legislatura que aprovaram um aumento de 109%.
Como temos insistido, cabe, portanto, a nós o papel de combater as barbaridades cometidas pelas diferentes esferas do poder: executivo, legislativo e judiciário. Como cidadãos não temos o direito de descuidar. E temos um sistema democrático que permite a nossa participação na vida pública.
Como? A mais básica forma de participar é escolhendo nas eleições pessoas que nos representem com dignidade e ética. Sem voto os carniceiros ficam de fora. Com votos eles permanecem e poluem o ar com seus cheiros. E se eles permanecem é porque nós estamos errando na hora do voto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE: