quarta-feira, 7 de março de 2012

Sobre igualdade e valorização da mulher

Em troca da divulgação do site transcrevemos trechinhos de entrevista com a professora de psicologia clínica da Universidade Nacional de Brasília, Cláucia Diniz, e a ex-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Rosiska de Oliveira, postada em http://www.educacional.com.br/alunoreporter/entrevistanacional.asp?idARMateria=16

Sobre igualdade entre os sexos e valorização da mulher Rosiska diz que significa direitos civis adequados à realidade de cada um. “Por exemplo: a licença maternidade é o reconhecimento de uma diferença que garante às mulheres o direito ao trabalho”.

Para Gláucia igualdade é um termo complexo “que englobaria toda uma reflexão filosófica, sociológica e jurídica sobre a questão”. Ela acrescenta: “É inegável que avançamos muito no reconhecimento do lugar social da mulher, mas citarei alguns exemplos que evidenciam o quanto ainda precisamos melhorar. No contexto sociopolítico, mais amplo, podemos nos perguntar: com que freqüência as necessidades femininas são levadas em conta na elaboração dos projetos de desenvolvimento dos governos? Com que freqüência as metas estipuladas são atingidas? No contexto político partidário, apesar da política de cotas, as mulheres ainda enfrentam muitas dificuldades para sustentar uma candidatura e alcançar resultados positivos. A maior parte da verba dos partidos é destinada ao financiamento de campanhas dos homens”.

E mais, de acordo com Gláucia: “No mundo do trabalho, ocorre um fenômeno mundial: muitas mulheres têm nível educacional equivalente ou superior ao dos homens, mas continuam a ganhar menos que eles no exercício de funções idênticas. Alguém poderia retrucar que existem mulheres que ganham muito mais do que homens, mas elas são a exceção, e não a regra. Mulheres têm mais dificuldades de acesso aos cargos mais altos (gerência, direção) e também de conseguir promoções, tanto nas organizações públicas quanto nas privadas. Sem falar no assédio sexual, que é um fator que prejudica tanto a saúde mental quanto o desempenho profissional da mulher”.

A entrevista foi feita por César Munhoz, com a colaboração de Camila Souza. Vale a pena ler o material na íntegra. Vamos repetir o endereço eletrônico e basta apenas clicar: http://www.educacional.com.br/alunoreporter/entrevistanacional.asp?idARMateria=16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: