quarta-feira, 21 de março de 2012

Muitas reflexões, poucas comemorações

A Carteira de Trabalho e Previdência Social está completando 81 anos nesta quarta-feira, 21 de março de 2012. Ela foi instituída pelo decreto 21.175, de 21 de março de 1932, e regulamentada pelo decreto 22.035, de 29 de outubro de 1932. Em 1934 o então presidente Getúlio Vargas tornou a Carteira de Trabalho e Previdência Social obrigatória para fins de consolidação dos direitos trabalhistas.

Devemos ficar atentos: a desoneração dos patrões é discurso constante de alguns políticos. Em outras palavras, essa desoneração, de acordo com propostas que já surgiram, é a supressão de alguns direitos trabalhistas. O tucanato brasileiro é campeão de propostas nesse sentido.

O 21 de março é também o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi instituída porque em 1960, na cidade de Shapevile, África do Sul, 60 negros foram mortos e centenas foram feridos durante uma manifestação. O protesto era contra a obrigatoriedade do passe para o negro transitar por áreas brancas.

E pela primeira vez acontece o Dia Internacional da Síndreome de Down, data que foi proposta à Organização das Nações Unidas pelo Brasil. O 21 de março foi escolhido em referência aos três cromossomos 21 que caracterizam quem tem a trissomia do cromossomo 21. Uma delegação brasileira participa da sessão da ONU. A brasileira Tathiana Piancastelli, de Campinas, é uma das oradoras oficiais da sessão. Outros oito brasileiros, vinculados à Fundação Carpe Diem, lançam durante o evento o livro “Mude o seu falar que eu mudo o meu ouvir”.

O 21 de março é também o Dia Mundial da Poesia, Dia Universal do Teatro, Dia Mundial da Floresta, Dia Mundial do Sono (OMS) e Dia Mundial da Infância (UNICEF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: