segunda-feira, 5 de março de 2012

De quais conquistas podemos nos gabar?

A mãe da menina Grazielly terá um 8 de março de muito sofrimento. O Dia Internacional da Mulher também será de tristeza para a mãe da adolescente que caiu de um brinquedo num parque e morreu.

Verdade! Como já dissemos neste espaço, o 8 de março é um dia de luta e reflexão. Uma data para refazer a agenda em torno das questões que afligem as mulheres e precisam ser analisadas.

O ideal seria que a auxiliar de panificação que trouxe Grazielly ao mundo pudesse, no Dia Internacional da Mulher, participar de um evento convocado pela sua categoria para discutir melhores condições de trabalho, por exemplo. E que a mãe da adolescente que perdeu a vida no parque de diversão pudesse engrossar mobilizações que buscam igualdade, direitos, oportunidades, possibilidade de renda, trabalho, educação, saúde e muito mais para todas as mulheres brasileira e suas famílias.

Mas ambas sofrem. Grazielly foi atropelada e morta por um Jet Sky. A adolescente teve a vida tirada por pessoas que descuidam da vida alheia e, neste Brasil afora, tem autorização para colocar brinquedos perigosos em funcionamento sem que eles estejam funcionando adequadamente.

A luta por um Brasil mais justo para todos os brasileiros é uma causa da mulher. Assim como é pauta da ordem do dia para homens, adolescentes, jovens, adultos de diferentes faixas etárias e idosos.

A morte de Grazielly ocorreu no carnaval. Além do noticiário sobre o acidente alguns jornais trouxeram aprofundamentos e inclusive mostraram dados que causam muita preocupação. Uma delas, a de que as pessoas envolvidas na morte da menina de três anos têm ligações políticas, inclusive com pretensões de candidaturas nas eleições deste ano.

Parece verdade. Nada mais se diz sobre os trabalhos para achar e responsabilizar os culpados. E a nós cabe, pelo menos, usarmos dos nossos espaços para lembrar, neste 8 de março, de tantas injustiças que aqui neste texto estão exemplificados com dois epsódios trágicos. Mas há outros, como o da morte recente de um estudante em Londrina dentro de um estabelecimento de ensino.

Algo está errado e talvez o nosso silêncio diante de tantas atrocidades ajudem os malfeitores a cometerem mais atrocidades. O 8 de março é um dia de luta e de reflexão. Vamos ter isto muito forte em cada um de nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: