Sem formalidade e nada de rigor científico. Vamos fazer de conta. Se a presença das mulheres nos textos e nas fotos dos jornais significasse a importância delas na sociedade, teríamos o seguinte resultado com base de um jornal local importante, a Folha de Londrina. A pesquisa é na edição desta terça-feira, 13 de março de 2012.
Na capa: elas aparecem numa foto. São três adolescentes e duas adultas. Nada em texto.
Na página 2, de Opinião: uma leitora assina texto na seção de cartas. No expediente do jornal, aparecem a diretora Tânia Lopes e a chefe de redação Fernanda Mazzini.
Na página 3, de Política: Loriane Comeli, Paula Barbosa Ocanha e Luciana Cristo assinam matérias. Há mulheres citadas em alguns dos textos.
Na página 4, de Política: três matérias assinadas por Luciana Cristo um por Paula Barbosa Ocanha. O único homem que trabalhou na página é o colunista Cláudio Humberto, que conta com a ajuda de duas mulheres: Ana Paula Leitão e Teresa Barros.
Na página 5, de Política: a colunista é Dora Kramer. Loriane Comeli assina uma matéria.
Nas páginas 6, 7 e 8: nada, nem texto e nem foto.
É só uma amostra feitas de brincadeirinha. Ficamos apenas no primeiro caderno. Neste espaço podemos dizer que elas estão empatadas com os marmanjos. Um detalhe: no primeiro caderno elas predominam na cobertura de assuntos complexos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE: