segunda-feira, 19 de março de 2012

Igualdade intelectual e diferenças físicas

Não ousamos transcrever todas as frases sobre mulheres que estão disponíveis na internet. Mas para quem quiser conferir a receita é simples: digite no Google e elas aparecem. Encontram-se variedades. Algumas são assinadas por supostos sábios. Mas nem nesses é possível achar um pouco de unanimidade. A mulher, na ótica de muitos, ainda é a figura frágil e carente que precisa ser amada de um jeito especial para ser valorizada. Isso quando o conteúdo é decente, porque também vigora com força o machismo que vê ainda hoje a mulher como objeto.

Há também os que só enxergam nelas os aspectos consumistas e vaidosos. Nesses casos a inteligência da mulher nem é considerada. Os mais ousados, se não falam diretamente, a tratam como seres desprovidos de pensamento e de vontade própria: basta comprar jóias e pronto. O que dizer, por exemplo, de um Oscar Wilde? Confiram o que ele diz sobre as mulheres. Este cara foi um talento naquilo que fez. Mas em se tratando de mulher parece ter raiva delas. Até Machado de Assis, em algumas poucas aparições, mostra equívocos e pecados.

E mulher falando de mulher? Também se encontram contradições e ironias. Isso nos parece pior do que um homem ironizando uma mulher. Mas nunca confundam a ousadia feminina com libertinagem. Uma coisa nada tem a ver com a outra. O BBB, por exemplo, é a libertinagem e a sacanagem de todos os gêneros: amassos, sexo, puxação de tapete e fofocas. Ainda assim temos que admitir: a mulher é explorada apenas como sexo em programas do gênero.

Igualdade onde? Segue um carro na frente conduzido por uma mulher. E a qualquer deslize o de trás se queixa: tinha que ser uma mulher. E olha: tem um monte de marmanjo que não dirige tão bem quanto elas.
Estamos no mês da mulher. Coisas grandes e pequenas tem que ser discutidas visando aprimorar o conceito de igualdade. Em primeiro lugar, os gêneros devem ter respeitados as suas condições inclusive físicas. Uma mulher pedreira sabe tão bem quanto um homem assentar tijolos. Mas a sua condição física não permite que ela carregue sacos de cimento nas costas. E se assim o fizer ela estará ultrapassando os seus limites.

São coisas a serem consideradas nesse luta de anos que ainda hoje, em 2012, pouco avanços apresentou. Há uma luta pela igualdade de condições. Mas as características físicas dos gêneros deve ser levado em conta. Enquanto as batalhas se sucedem, deixemos que eles falem das mulheres com ironias. Em determinados ambientes é só isso que eles sabem fazer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: