quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Anita Garibaldi, a Heroína dos Dois Mundos

Ana Maria de Jesus Ribeiro, uma mulher que nasceu em Laguna, Estado de Santa Catarina, no dia 30 de agosto de 1821, ficou na história como Anita Garibaldi, uma das mulheres mais fortes e corajosas da época em que viveu. Anita morreu ainda jovem, na Itália, no dia 4 de agosto de 1849.

Descendente de portugueses que vieram dos Açores, Ana Maria tinha apenas 14 anos quando casou com Manuel Duarte de Aguiar. Três anos depois o marido ingressou no exército imperial e abandonou a esposa, que pediu o desquite e retornou à casa da mãe.

Foi quando ela conheceu o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi durante a Guerra dos Farrapos (Revolução Farroupilha).

Apaixonada, casou-se com Giuseppe, com quem teve quatro filhos. O casal passou a andar de cavalos e lutar em guerras pelo exército republicano, sem ter moradia fixa. Anita e Giuseppe combateram em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e Itália.

Ela foi feita prisioneira no início de 1840 na batalha de Curitibanos. Mas convenceu o comandante do exército imperial a deixá-la sair para procurar o cadáver do marido. Aproveitou a distração dos guardas para tomar um cavalo e fugir. Atravessou a cavalo o Rio Pelotas e chegou ao Rio Grande do Sul, onde encontrou Giuseppe em Vacaria. No mesmo ano o exército imperial cercou a casa de Anita e Giuseppe, que conseguiram fugir. Anita fugiu a cavalo com um filho recém-nascido nos braços e alcançou um bosque, onde permaneceu quatro dias até Giuseppe encontrá-la.

Após viver sete anos no Uruguai, a família foi para a Itália, em 1847. Dois anos depois testemunhou a proclamação da República Romana. Porém veio a invasão franco-austríaca de Roma, que obrigou Anita e Giuseppe a abandonarem a cidade.

Giuseppe foi perseguido por exércitos franceses, espanhóis e italianos com quarenta mil soldados, além do exército austríaco com quinze mil soldados que o esperavam ao norte. Grávida do quinto filho, Anita acompanhou o marido e enfrentou tudo até o fim.

Com febre e perseguida pelo exército austríaco, foi transportada às pressas à fazenda Guiccioli, perto de Ravenna. Morreu no parto junto com a criança. Por ter lutado em dois continentes ficou conhecida como A Heroína dos Dois Mundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: